Tomar, (lug)ar genésico da missão Templária


"Em Tomar – segunda província templária do mundo, logo a seguir a Gisors, na França – os cavaleiros templários criaram o epicentro de uma missão que iria ser desenvolvida posteriormente e à qual houve quem chamasse o V Império.

Mas, quem é que fundou Tomar? Foi Gualdim Pais. O facto curioso é que, antes da fundação de Tomar, S. Bernardo deslocou-se a Portugal para fundar o Mosteiro de Alcobaça, situado na região. Dentro do seu género é o mais importante que existe em todo o mundo. É uma réplica da casa-mãe, o Mosteiro de Claraval, actualmente em ruínas. Alcobaça albergava uma das mais importantes bibliotecas da Europa.

Naquela época, uma biblioteca era muito mais do que um centro de consulta de livros; era, fundamentalmente, um lugar de estudo e de investigação científica, precursor das universidades. Os monges e os monges-guerreiros tiveram, assim, acesso a milhares de manuscritos, numa época em que esses eram raros e, na maioria dos casos, censurados. Estes dados são importantes para se compreender que a missão templária teve um fortíssimo suporte místico-cultural desde o seu início." - Eduardo Amarante