LUSITÂNIA, COROA DA EUROPA


"… Quando cientistas quinhentistas, defensores da Rosa e da Cruz, resolveram representar cartograficamente a Europa em forma de VIRGEM, sendo a Lusitânia a sua coroa e apontando a sua cruz em direcção aos Açores, deixaram-nos uma pista preciosa, já seguida por Fernando Pessoa, quando reclamava que FALTA CUMPRIR PORTUGAL.
“A chama lusa sobreviveu, ainda que às escondidas, à anexação da antiga Lusitânia pelo Império Romano. Renasceu com força no século XII através da Ordem do Templo, criando-se então Portugal. Expandiu-se pelo mundo pela mão da Ordem de Cristo e dos seus cavaleiros iniciados. Aguentou décadas do domínio castelhano e os séculos de governação por Reis e Estadistas bem intencionados, mas não conhecedores das tarefas que ainda se encontravam à nossa frente.
“Existem razões para acreditar que a chama lusa sobreviverá à integração deste pais na comunidade que agora se forma, e que todas as parcelas do mundo lusíada espalhadas pelo globo continuarão a mostrar o seu carinho pelo Pátria-Mãe."


In Rainer Daehnhardt, “A Missão Templária nos Descobrimentos”


Ilustração: O mapa da Europa representada em forma de Virgem Coroada, obra quinhentista de Heinrich Bünting. A Lusitânia é a coroa e a sua cruz aponta para os Açores.