REI D. DINIS – UM DOS MAIORES HOMENS DE ESTADO
Necessitamos de um mestre em organização política, económica e social do Estado, para que Portugal volte a ser um País Soberano, digno da sua História e dos seus Antepassados. Necessitamos de um novo Rei D. Dinis:
"Logo desde o início do seu reinado, o Rei Lavrador percorreu cidades e vilas, consolidando nelas os seus direitos e privilégios, zelando pela correcta execução da justiça e organizando a defesa do Reino em todas as comarcas. Restaurou burgos arruinados e fundou outros e mais de 50 castelos. A sua política de protecção a todos os factores de riqueza nacional estendeu-se a aspectos até então praticamente ignorados:
• Por conta do Estado foram exploradas minas de prata, estanho, enxofre e ferro;
• Desenvolveu as feiras, dando a várias povoações privilégios e isenções (feiras francas);
• Fomentou e protegeu a exportação para os portos da Flandres, Inglaterra e França, de produtos agrícolas, sal e peixe salgado, em troca de minerais e tecidos;
• Instituiu definitivamente a Marinha portuguesa, dando-lhe um grande incremento.
• Foi, porém, a agricultura um dos sectores produtivos que mais o preocupou. Nesse sentido, facilitou a distribuição das terras, aumentando assim a população dos pequenos proprietários e trabalhadores rurais..."
in "TEMPLÁRIOS, Vol. 3 - A Perseguição e a Política de Sigilo de Portugal: a Missão Marítima", Eduardo Amarante