SÍMBOLO E SIGNIFICADO DA GRANDE PIRÂMIDE

“A pirâmide é o símbolo da síntese. Todos os pontos partem das arestas ou dos lados e convergem para um ponto único, situado na cúspide. A pirâmide é construída sobre uma base quadrada (o quadrado, símbolo da Terra) que simboliza a matéria, a forma. A elevação de cada um dos lados por acção de um único ponto central, é ternária e simboliza a ideia, a dimensão espiritual. O conjunto da pirâmide é formado por 4 (a base e os quatro triângulos das faces), e 3, isto é, os lados triangulares, o que perfaz o número 7, símbolo da plena realização humana.
As pirâmides são monumentos revestidos de um significado simbólico, ligado à morte ou à iniciação, às origens e ao conhecimento.

A Grande Pirâmide, ou pirâmide atribuída a Quéops, foi alvo de estudos científicos ou filosóficos iniciados, em 1865, por Piazzi-Smith, segundo o qual “cada uma das características principais ou essenciais [da pirâmide de Quéops] tem um significado simbólico muito nítido e muito preciso, sempre intimamente relacionado com alguma grande verdade matemática, física ou astronómica” (Our Inheritance in the Great Pyramid). Em relação às medidas desta grande pirâmide, os relatórios estabelecem a existência de conhecimentos superiores por parte dos egípcios (a nível concreto e espiritual) em matéria de matemática, geodesia, astronomia, física e antropologia. A altura da pirâmide (146 m sem o piramidon) representa aproximadamente o milionésimo da distância da Terra ao Sol (149.597.870 km). O meridiano de “Quéops” (300) divide as terras emergidas do globo em duas partes iguais, atravessa também um número máximo de continentes e um número mínimo de oceanos, corta finalmente o Egipto em duas metades idênticas. A Pirâmide está exactamente orientada para os quatro pontos cardeais; ela contém o número π (pi) (3,1416), número de ouro. De acordo com a unidade de medida descoberta por Th. Moreux, a polegada piramidal é de 25,4264 mm e o seu derivado, o côvado sagrado, é de 0,635660 m; assim, o circuito de base é de 36.524 polegadas, que corresponde à duração exacta do ano solar (365,24 dias). O côvado representa o 10º milionésimo do raio polar da Terra (6.357,774 km), etc.” – Eduardo Amarante