A CHAVE PARA A CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MELHOR


Platão conhecia demasiado bem a realidade humana. Este filósofo da antiguidade sabia que o mundo só podia ser mudado para melhor, melhorando primeiro o próprio homem. Na verdade, só poderemos con
struir um mundo melhor quando o homem se consciencializar de que essa tarefa só é possível se primeiro começar dentro de si. No mundo de hoje é difícil tal acontecer porque, de facto, existem homens que teimam em olhar mais para os outros do que para si próprios. Daí que Platão considerasse a Política como uma arte e uma ciência que devia ser exercida pelos filósofos, pelos verdadeiros filósofos, isto é, por aqueles homens que, pelos seus pensamentos e pelas suas acções mostrassem ser mais sábios e mais capazes de dirigir a Res Pública no interesse de todos os cidadãos. E não tenhamos ilusões: a construção de um mundo melhor não parte de grandes soluções económicas ou sociais; parte, sim, de uma atitude individual de abnegação e altruísmo em relação ao futuro.

A chave do problema está no homem e, portanto, só o homem o pode solucionar. Haja a Vontade e o Querer fazer alguma coisa para mudar o status quo actual. Acredito que a guerra, a fome, o desemprego, a pobreza, em suma, todas as dificuldades e angústias que todos nós temos vindo a sofrer não sejam em vão.

O sofrimento, no pensamento budista, é veículo de consciência e, assim sendo, acredito que esse mesmo sofrimento constituirá uma oportunidade para que despertemos em nós a necessidade de mudança e procuremos a Verdade, a Luz, o Sol (o guia) que brilha no topo da caverna de Platão!
Para bem da Humanidade.
Eduardo Amarante