O CULTO DO DIVINO ESPÍRITO SANTO



“Esta festividade é celebrada cinquenta dias após a Páscoa, na festa de Pentecostes.
O culto do divino Espírito Santo sob a forma de Império é próprio do mundo lusíada, conservando a sua fidelidade às origens nos Açores e no Brasil.
O Império do Espírito Santo representa simbolicamente o advento da Terceira Idade do Mundo. Se a lei do Antigo Testamento foi específica da Idade do Pai e a lei evangélica da do Filho, a futura lei do Evangelho Eterno sê-lo-á da do Espírito Santo, marcada pela confraternização universal. Cada um destes períodos históricos (Pai, Filho e Espírito Santo) estaria na origem de diferentes formas religiosas, manifestadas sucessivamente de Oriente para Ocidente.
As festividades em honra do divino Espírito Santo caracterizaram-se pela rapidez da difusão do culto a todo o país. O seu apogeu situou-se entre o século XIV e a primeira metade do século XVI, coincidindo precisamente com o apogeu da expansão marítima, o que demonstra inequivocamente que houve uma íntima relação entre ambas as realidades. Passado esse tempo áureo, com a consequente decadência não só política e económica, mas fundamentalmente moral e espiritual, a sobrevivência dos ideais que constituem o fundamento desta devoção desenrolou-se por intermédio do messianismo do Quinto Império.” – Eduardo Amarante